O que devo saber antes de comprar um frigorífico?

Frigorificos

O que devo saber antes de comprar um frigorífico?

Quantas pessoas irão utilizar o frigorífico?
Para saber que tipo de frigorífico escolher, tenha em conta a dimensão do seu agregado familiar.O espaço interior dos frigoríficos é medido em litros e, para obter o valor aproximado da capacidade que deve ter o seu frigorífico, calcule 40 a 60 litros por pessoa ao nível do compartimento de frio.

Para 1 ou 2 pessoas: 180 a 200 litros
Simples: Os frigoríficos simples de uma só porta são os mais básicos. No interior pode existir um pequeno espaço com função de congelador para armazenar produtos pré-congelados.

2 portas: Os de duas portas possuem dois compartimentos separados, sendo o mais pequeno o congelador.
Um frigorífico simples mede entre 85 e 150 cm de altura, 60 a 68 cm de largura e 59 a 60 cm de profundidade.

Para 2 a 6 pessoas: 225 a 320 litros

Os combinados têm maior dimensão e capacidade que os frigoríficos simples, são compostos por um refrigerador e um congelador, com um único compressor que faz funcionar todo o circuito.
Os combinados têm um compressor independente para a zona de refrigeração e outro para o congelador. Uma das vantagens está em poder desligar um deles, mantendo o outro em funcionamento. Um combinado pode medir 135 a 200 cm de altura, 55 a 60 cm de largura e tem, normalmente, 60 cm de profundidade.

Para mais de 6 pessoas: 400 a 700 litros

Um frigorífico tipo americano, de 400 a 700 litros, será a solução ideal para famílas com mais de 6 pessoas, mas deverá ter em conta que estes modelos são mais caros e exigem mais espaço. Possuem cerca do dobro do volume e da capacidade de conservação, quando comparados com os restantes modelos, e um excelente nível de congelação, dada a elevada qualidade do equipamento. Um frigorífico de tipo americano apresenta uma dimensão média de 176/200 cm de altura, 90 cm de largura e 84 cm de profundidade.

Para o local de trabalho ou utilização pontual

Muito úteis para conservar alimentos (como bebidas ou iogurtes) são os frigoríficos com cerca de 80 cm de altura e 125 a 150 litros de capacidade. Ou então, os de 60 cm de altura, 30 a 75 litros de volume, com uma só zona de frio e sem congelador.

Arcas frigoríficas: para congelar uma grande quantidade de alimentos
Com um único compartimento de congelação, as arcas podem ter um formato vertical (com gavetas) ou horizontal (com divisória e cesto superior). As medidas das arcas horizontais variam entre os 85 cm de altura, os 60 a 150 cm de largura e os 60 cm de profundidade, ao passo que as verticais apresentam cerca de 85 a 150 cm de altura, 60 cm de largura e 60 a 70 cm de profundidade.

Que tipo de frigorífico comprar?
Existe uma enorme variedade de aparelhos e caraterísticas que podem adequar-se melhor às necessidades da sua família. Para tal, antes de comprar, convém ter atenção a:

Sistemas de frio

Frio estático– São aparelhos em que o frio é feito pela passagem do gás por um condensador e evaporador. De modo simplificado, a passagem do gás arrefece as paredes do aparelho (geralmente a parede do fundo) e estas, por sua vez, o ar dentro do aparelho e, por fim, este arrefece os alimentos. É um pouco mais lento a atingir as temperaturas, mas conserva melhor entre as aberturas de porta e falhas de energia.

Geralmente, está associado à criação de uma película de gelo no congelador (ou mesmo gelo), daí aconselhar-se a sua descongelação duas vezes por ano. O aparecimento de zonas anómalas de gelo (em especial no congelador) pode indiciar um mal funcionamento. Podemos encontrar nestes aparelhos funções como o frio dinâmico ou ventilado. Trata-se de uma inovação dos aparelhos de frio estático em que, graças a uma ventoinha, assegura-se a melhor repartição do frio pelo aparelho, maior rapidez na refrigeração ou congelação e evita-se a formação de condensações ou zonas anómalas de frio (homogeneidade da temperatura).

No Frost– O gelo não se acumula na zona de congelação .Os frigoríficos No Frost têm um sistema que reduz a formação de gelo nas paredes do aparelho e a condensação de água nos alimentos.
Também chamado frio ativo. Trata-se do frio mais rápido do mercado.

De modo simplificado, o ar é arrefecido (congelado) e, por orifícios próprios, é dirigido para o interior do aparelho arrefecendo (ou congelando) diretamente os alimentos. A sua grande vantagem é a rapidez e recuperação da temperatura. Contudo, esta tecnologia consome um pouco mais do que anterior.

No Frost – frio ventilado– Sistema de ventilação que melhora a circulação do ar refrigerado, mantendo a temperatura homogénea e conservando melhor os alimentos. Nos modelos que não possuem esta função, a zona mais fria encontra-se imediatamente acima da gaveta dos legumes.

Frio dinâmico– Sistema de ar forçado que alcança a temperatura mais rapidamente, mantendo-a homogénea em todas as zonas do frigorífico.

Autonomia– Indica o número de horas que o aparelho mantém os alimentos em condições em caso de falha de energia ou avaria.

Sistemas de descongelação
Manual – O aparelho tem de ser desligado na totalidade, para poder descongelar.

Semi-automática– Descongela, mantendo a área de refrigeração em funcionamento.

Automática– Perante a acumulação de gelo, o aparelho descongela automaticamente.

Congelação
Alguns modelos permitem acionar o modo de congelação rápida, útil para congelar muitos alimentos de uma só vez. O pequeno compartimento congelador no topo não é indicado para congelar grandes quantidades de uma só vez. Outra função interessante para evitar que os alimentos se degradem é o aviso sonoro quando a temperatura do congelador sobe. O “poder de congelação” indica o número de quilos de alimentos frescos que o aparelho consegue congelar num prazo de 24 horas (prazo recomendado).

Arrumação
Antes de comprar, observe o espaço interior, já que alguns modelos apresentam pormenores (como prateleiras de vidro, prateleiras tipo garrafeira, gavetas, recipientes, entre outros) que possibilitam uma melhor arrumação dos alimentos.

Saiba também que os modelos com portas reversíveis permitem escolher o sentido de abertura em função do espaço disponível. Função Férias
Função presente em alguns aparelhos que, mantendo o congelador em funcionamento, desliga a zona do refrigerador, arejando-o de forma a evitar os maus cheiros e formação de bactérias.

Super refrigeração e Super congelação
Função presente em alguns modelos que acelera o funcionamento (do congelador ou do refrigerador) de forma a atingir a temperatura programada mais rapidamente. Ideal para a congelação ou arrefecimento de grandes quantidades de alimentos.

Isolamento
Tem a função de manter as temperaturas interiores, independentemente das variações de temperatura exteriores.

Ruído
O nível de ruído de um frigorífico é medido em décibeis (dB), sendo considerado bastante silencioso se esse nível for inferior a 35 dB, silencioso se se situar na ordem dos 36 a 46 dB e pouco silencioso a partir dos 47 dB.
Artigo em : Portal do Electrodoméstico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *